Se você está começando do zero no marketing de afiliados , já deve ter se deparado com esses termos: Afiliado Árbitro e Afiliado Autoridade.
Mas quais as diferenças entre os dois? E qual o melhor pra quem está começando.
Para tentar te ajudar nessa escolha, e para descobrir qual é o melhor para seu perfil é que separamos esse artigo.
Afiliado Árbitro X Afiliado Autoridade.
O Marketing de Afiliados é um mercado que vem crescendo bastante no Brasil, ao contrário do que muitas pessoas acham, essa modalidade não surgiu agora, a gigante Amazon foi uma das pioneiras no Marketing de afiliados lançando em 1996 seu programa de Afiliados Associates (associados) .
Ser um afiliado pode ser uma boa forma de ganhar uma grana extra, que pode até virar sua renda principal se você se esforçar e trabalhar duro.
Explicando de modo bem simples, o afiliado é a pessoa que indica produtos de outras pessoas para venda e ganha comissões a cada venda fechada, digamos que é uma espécie de ‘’revendedor digital’’.
Esses produtos podem ser digitais ou físicos e divulgados em vários meios.
Quais as diferenças?
Afiliado Árbitro: Esse foca suas estratégias em criar e gerenciar anúncios poderosos, contudo, somente na intenção de chamar a atenção do público e não necessariamente criar um vínculo de relacionamento com eles.
Nessa modalidade os resultados vêm mais rápido e consequentemente o dinheiro também, já que é basicamente por os anúncios para rodar e esperar as vendas, mas é óbvio que requer esforço, também não é mágica como muitos iludem por aí.
Outra vantagem do afiliado árbitro é que você possui a liberdade para atuar em diferentes nichos, não precisando ser especialista em uma única assunto.
Apenas conhecer o básico dos produtos que divulga, o que abre um leque de oportunidades para divulgar ao mesmo tempo, sem estar amarrado a um único produto que talvez nem vendesse tanto.
Uma dica interessante é explorar os assuntos que estão em alta, como emagrecimento, confeitaria de natal, educação em casa na pandemia, yoga e etc.
Perceba que todos esses temas abrangem públicos completamente diferentes, enquanto o afiliado autoridade talvez não conseguisse vender todos esses produtos diferentes por ter seus rosto conhecido no seu nicho.
Os canais para divulgar os anúncios vão desde Facebook Ads, Instagram, Google Ads, Youtube, Native Ads, etc.
Basta ter o trabalho de criar os anúncios e ir acompanhando dia pós dia o desempenho, e quanto maior o investimento, maiores as possibilidades de conseguir converter em vendas.
Tocando nesse ponto, o lado ruim de ser afiliado árbitro é que por mais que as vendas aconteçam em um pouco espaço de tempo, é preciso investir uma certa quantia de dinheiro para fazer os anúncios rodarem.
Para isso é preciso ter conhecimento, estudar sobre o assunto para não investir sua grana de qualquer forma.
Portanto é importante conhecer as plataformas de anúncios para não perder todo seu investimento.
Continuando nas desvantagens, algo péssimo do afiliado árbitro é que ele é completamente dependente das plataformas de anúncios, visto que não há vínculo com a audiência.
Isso pode até gerar mais vendas no início, por outro lado, dificulta ganhos futuros, e em momentos que essas plataformas estiverem fora do ar, ou aumentarem suas taxas por exemplo, prejudicam seu faturamento.
Afiliado Autoridade: Já nessa modalidade, o foco está em criar conteúdos e fidelizar o seu público, de modo que a palavra e o conteúdo produzido são o caminho para conseguir vender.
Uma vez que esse afiliado busca se tornar um especialista no assunto e construir seu público aos pouquinhos.
O bom de você ser especialista no assunto, é a satisfação pessoal de realização profissional que vem junto, de se sentir alguém relevante.
Geralmente as características do afiliado autoridade são: criar o seu blog, suas redes sociais e dar a cara a tapa.
Aparecer com frequência nesses meios. Utilizar e-mail marketing.
É carismático e possui a confiança do seu público. Entrega seus conteúdos com frequência, de modo que a audiência não se esqueça que ele existe, mesmo que não o conheça pessoalmente, dentre outras.
Qual o melhor para quem está começando?
Por sua facilidade de trabalho com vários temas, ser um afiliado árbitro pode ser melhor para quem está começando.
Desde que você tenha conhecimento em ferramentas de anúncios, estude bastante e tenha uma grana pra investir, já que muitas vezes são preciso fazer alguns teste para acertar o produto, copy e criativos que mais vendem.
E que a estratégia de Afiliado Autoridade e de médio a longo prazo.
Uma boa ideia e alinhar a estratégia de afiliado árbitro e ir construindo sua autoridade no nicho de sua escolha.
Outra vantagem de ser um afiliado árbitro, é que é possível trabalhar na internet sem a necessidade de se expor, o que é perfeito para quem é tímido como eu.
Muitas pessoas não estão nem preparadas para receber os haters da internet.
O que será divulgado será apenas o seu link de afiliado, sendo assim, é uma forma mais tranquila para quem quer dar os primeiros passos como afiliado e tem vergonha.
Como começar e ser um afiliado árbitro?
Para quem se interessou em seguir esse caminho, aqui vão algumas sugestões do que você pode fazer:
– Escolha o produto ou produtos que queira divulgar e estude um pouco sobre eles, ao menos para ter noção do que se trata; lembre-se que o afiliado árbitro pode trabalhar com produtos de vários nichos.
– As plataformas mais conhecidas para divulgação de produtos são: Hotmart, Monetizze, Eduzz e Braip.
Mas existem milhares de outras plataformas como programa de afiliados da Amazon e da Shopee.
– Estude as plataformas de anúncios, afinal, lembre-se que será preciso gastar um pouco para pôr o anúncio pra rodar.
Pesquise o que está dando mais resultado, para não perder seu dinheiro em uma aposta sem retorno.
– Procure entender o fundamental de gatilhos mentais, copywriting, SEO, ROI e esteja atento às mudanças das plataformas onde estão seus anúncios.
Ai você vai se tornar um Afiliado Árbitro ou um Afiliado Autoridade?
Deixe aqui nos comentários.
Um forte abraço e boas vendas.
Deixe um comentário