Você quer que a sua marca seja reconhecida no seu segmento e não sabe nem por onde começar?
Talvez seja interessante pensar em estratégias de Branding para fazer a gestão da sua marca de forma efetiva e é justamente sobre isso que falaremos.
Para saber o que é branding e como fazer do seu negócio um verdadeiro sucesso é só continuar a leitura do artigo!
O que é Branding?
Não e tão simples explicar o que é Branding porque não é uma prática específica.
Na verdade, são um conjunto de ações relacionadas ao marketing, identidade visual, voz da empresa e até fatores como atendimento e qualidade do produto.
Para entender melhor pense no seguinte aspecto:
” O que deixará meu cliente plenamente satisfeito?”
Se você trabalha com um e-commerce por exemplo, o usuário tem que ter facilidade em navegar no seu site, fazer o cadastro de forma simples, receber o produto rápido, gosta da qualidade e ser bem atendido caso queira fazer uma troca.
Falando mais sobre o marketing, ele também deseja uma empresa que esteja ativa nas redes sociais, participe de projetos que beneficiem a comunidade e defenda o meio ambiente.
Mas calma, não precisa ficar apavorado.
O trabalho de Branding é aquela sementinha que você planta e deve regar todos os dias.
Não é do dia pra noite que sua marca vai bombar.
Quais as Melhores Práticas?
Para ter sucesso com sua marca é importante colocar o que é que você faz o que sua marca faz o que ela entrega é o que ela promete no segmento que você atua.
Você tem que estar muito alinhado com essa relação.
Você precisa traduzir isso na sua marca.
Depois faça um mapeamento dos seus concorrentes do mesmo segmento que sua marca atua.
Veja o que eles estão fazendo, o que está dando certo.
Com isso você consegue mapear o mercado que você atua e melhorar suas estratégias para conseguir posicionar melhor a sua marca.
Outro ponto importante e como sua marca se apresenta para as pessoas para o público-alvo que você quer atingir.
Uma marca é quase que uma pessoa, pessoas se identificam com pessoas.
Tudo isso se ajusta de acordo com o público que você quer atingir, você tem que falar com o seu público de uma forma muito direta você tem que ter muito claro que público que você quer atingir com seu negócio.
Não adianta você querer abraçar o mundo você não vai conseguir, e aí que mora uma grande falha de muitas empresas, elas querem atingir vários públicos, trabalhar vários mercados e isso acaba não sendo eficaz.
Outro ponto importante é diferenciação.
Qual é a diferença do cliente consumir sua marca ou a do seu concorrente?
Você tem que ter isso muito claro, seu potencial cliente tem que confiar e acreditar que sua marca é a melhor solução para seu problema.
Fazer a gestão da sua marca e um verdadeiro trabalho de formiguinha e para colher bons resultados, você deverá ter consistência.
Lembre-se que seus clientes tem que confiar em você e assim como acontece nas nossas relações pessoas, confiança e algo que demanda tempo.
Identidade Visual e Branding:
Algumas pessoas acreditam que Branding é Identidade Visual, o que não é verdade.
Porém a Identidade Visual faz parte do Branding, ou seja, apenas uma logo não significa que você está fazendo a gestão da marca.
Mas estudar a psicologia das cores, tipografia e pensar no seu público para desenvolver uma identidade visual estratégica fazem parte de práticas de branding.
Lembre-se, sua marca tem ter personalidade, propósito e ser exclusiva.
Hoje as pessoas não compram de marcas que queriam apenas vender produtos, elas querem se identificar com a história da marca, querem saber quem são as pessoas que trabalham por trás dos bastidores, elas querem ver vida nos negócios.
Fazer o Branding não é tão simples porque a sua empresa não será avaliado apenas de um ponto de vista, tudo tem que estar redondinho para que as pessoas realmente comprem sua ideia.
Como fazer o Branding da sua Marca?
Para começar a fazer o branding da sua marca tente transformá-la em uma pessoa.
Sua marca tem quantos anos?
É despojada ou séria?
Ela defende o meio ambiente?
A partir disso você chegará em uma voz e é importante que você sempre fale nesse tom quando fizer suas comunicações com seu público.
Criar uma identidade visual, estar ativo nas redes sociais, interagir com a sua audiência e melhorar todos os processos também são práticas que levarão sua marca ao topo!
E aí?
O que vai fazer para melhorar o branding da sua marca?
Deixe aqui nos comentários!
Deixe um comentário