Inbound Marketing, provavelmente você já deve ter escutado esse termo.
Mas o que é inbound Marketing? Qual seu objetivo?
Se você que entender um pouco mais sobre esse assunto, e só continuar a leitura desse artigo.
O que é inbound Marketing?
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing consiste na aplicação de estratégias no Marketing voltadas em atrair, converter e encantar clientes, também conhecido como Marketing de Atração ou o Novo Marketing, utilizado no mundo todo.
No Marketing de Atração é afastado o conceito tradicional de publicidade focando assim em estratégias que tragam mais conexão com o público-alvo, como Marketing de Conteúdo, SEO e Estratégias em Redes Sociais.
Já é entendido que as empresas precisam desenvolver novos meios de conseguir conquistar e manter seus clientes, ou caso contrário ficarão paradas no tempo.
Os conteúdos criados no Inbound Marketing são voltados para um público em específico a fim de trazer um relacionamento duradouro com objetivo que as pessoas que irão promover a marca para outras pessoas, contando sua boa experiência.
No Inbound Marketing, são os clientes que vem até a empresa, e não o contrário, o que ocorre devido a mensagem passada pela marca.
Como surgiu o Inbound Marketing?
Embora seja considerado o Novo Marketing, ele já era empregado mesmo a tempos atrás, só que de modo inconsciente.
A terminologia começou a ser usada por Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot.
Já na visão de Peter Druker, os princípios do Inbound Marketing já haviam sido desenvolvidos em 1999 no livro Permission Marketing – O Marketing de Permissão, o qual para quem deseja aprofundar ainda mais o assunto, vale dar uma lida.
O Inbound Marketing surgiu em conjunto do Marketing Digital, que traz essa pegada de existir uma relação entre o consumidor e a publicidade.
Hoje com a internet o consumidor tem muita variedade para escolher o que consome, por isso é importante saber trabalhar as técnicas de Marketing.
Inbound Marketing x Outbound Marketing?
No segundo, envolve as práticas que já vimos nos anos anteriores, com anúncios dos mais variados, contato direto um por um no telefone, estande de vendas em festas, etc, acontece que esse tipo de pensamento antigo de se fazer Marketing custa bem mais e é difícil de medir com exatidão os resultados atingidos.
Enquanto se aplicada as técnicas de Inbound Markleting, esse estilo baseado em ter diálogo da empresa para o consumidor com constância e de usar conteúdos que consigam conversar com aquela pessoa e assim atrair sua atenção para canais como blog ou redes sociais, custa bem menos e é mais fácil medir de modo rápido como está o desenvolvimento da campanha e possíveis ajustes.
No Inbound Marketing o seu produto é oferecido para um público mais qualificado, já no Outbound existe uma comunicação unilateral e o anúncio do produto para uma audiência muito vasta, para diversas pessoas que realmente não irão compra-lo e consequentemente engajando menos e com isso você terá menos retorno sobre ROI.
Quais as principais características do Inbound Marketing?
– Comunicação aberta: Tanto a marca, como o cliente estão em discussão ativa, interagindo um com o outro, escutando o que existe de sugestão.
– Continuidade: Ao invés de ser um anúncio e pronto ou de interromper as pessoas, a mensagem que a marca busca passar é transmitida de modo contínuo, como se fosse o contar de uma história.
– Maior engajamento: Uma vez que é construído confiança entre as partes, já que é gerado valor de modo constante, a taxa de engajamento de campanhas assim são bem maiores.
Quais os benefícios do Inbound Marketing?
Creio que já tenha ficado bem visível o como empregar Inbound Marketing funciona, mas só para reforçar, ele atrai clientes para o seu negócio e isso independente se é um negócio grande ou pequeno, B2B ou B2C, aumenta o poder de persuasão, deixa mais curto o ciclo para conseguir finalizar uma venda, aumenta o ticket médio e traz mensuração de resultados em tempo real.
Etapas do Inbound Marketing:
– Atrair: Tenha em mente que estranhos precisam se tornar visitantes regulares, e isso é feito através do seu conteúdo relevante entregue a ele.
Essa entrega de conteúdo pode vir de vídeos no Youtube, nas redes sociais, de posts, de textos em blog, de um bom site, etc.
– Converter: O objetivo é fazer um número grande de pessoas visitar e consumir seus conteúdo e transformar o máximo em leads, em outras palavras, em pessoas que se mostram possibilidades reais de dar certo a venda.
Nessa etapa você já detém dados importantes do possível cliente, com o preenchimento de formulários por exemplo ou a autorização de mandar as promoções no e-mail pessoal.
– Vender: Após ter cuidado dos seus leads com o conteúdo específico para eles, chegou o momento de tentar fechar a venda e de usar todos os meios para isso.
– Encantar: Lembre-se que embora a pessoa tenha comprado seu serviço ou produto, não significa que o serviço acabou por aí; é preciso encantar seu cliente e não deixar que a relação termine, e para isso você precisa mostrar que se preocupa com ele, faze-lo se sentir amado, que não é apenas dinheiro para você.
Isso se conecta com o funil de vendas, onde cada etapa no funil possui sua importância para a decisão do cliente. As 3 etapas dessa jornada:
– Topo – aprendizado e descoberta – Nessa etapa a pessoa nem sabe que precisa daquele produto, mas é induzida a achar que possui algum problema e precisa de algo para soluciona-lo, através do seu anúncio.
– Meio – consideração e intenção – Nesse momento a pessoa já tomou gosto do assunto e realmente entendeu o problema que está lidando e já está intencionada a comprar o produto oferecido ou outro.
– Fundo – avaliação e decisão – É agora que a pessoa irá avaliar os concorrentes e decidir onde fecha sua compra, por isso é importante estar sempre em busca de ser o melhor do mercado.
Resumindo, o Inbound Marketing é perfeito para levar o conteúdo certo para as pessoas certas e atrair pessoas qualificadas para se tornarem futuros clientes.
E você já aplica Inbound Marketing nas suas estratégias?
Deixe aqui nos comentários.
Um forte abraço e boas vendas.
Deixe um comentário