O termo SEO já era bem conhecido no meio do marketing online, mas de um tempo pra cá esse termo caiu na boca da galera e é difícil encontrar alguém que trabalhe no mercado digital e não tenha ouvido falar dessa palavrinha ainda.
Mas muitas pessoas nem sabem o significado dessa palavra, que é uma das principais estratégias do marketing digital, e talvez sem aplica-las você pode estar perdendo tempo produzindo conteúdo que ninguém lê.
Se você quer entender um pouco melhor sobre assunto é só continuar a leitura desse artigo.
O que é SEO ?
SEO – Search Engine Optimization, traduzindo para o português – otimização para mecanismos de busca, já é um conceito antigo, estudado a muito tempo.
Consiste num conjunto de técnicas que possui como objetivo posicionar uma página, que pode ser um site, blog ou páginas na web em geral, entre os primeiros resultados de mecanismos de busca de forma orgânica gerando mais tráfego.
Os motores de busca tem apenas um objetivo: entregar a melhor resposta a qualquer consulta feita.
Trabalhar o SEO, não é nem mais uma escolha, mas uma necessidade, ou você fica para trás parado no tempo.
Como existe muito conteúdo sendo postado diretamente na internet a todo momento, cada vez mais as páginas lutam para ser destaque.
Imagine que você irá pesquisar no google ‘’remédio caseiro para garganta inflamada’’, irá aparecer diversos resultados dessa pesquisa, e aquelas páginas mais otimizadas aparecerão primeiro, provavelmente sendo uma daquelas que você irá escolher e ler o conteúdo presente nela.
Você sabia que em média são feitas 3,5 milhões de pesquisa no google por dia?
E que as 3 primeiras posição nos resultados de pesquisa orgânica recebem 30% de todos os cliques?
Ninguém vai querer ir lá na página 03, quando pode na página um, na primeira página de resultados, já encontrar a resposta para a sua pergunta, aliás, busca-se praticidade.
Por isso conteúdos que fornecem valor ou resolvam algum problema do leitor tendem a se classificar bem já que com as últimas atualizações o algoritmo tem levando em consideração a experiência do usuário.
Lembrado que SEO não se limita apenas ao google, você pode aplicar no youtube para ranquear um vídeo, no Pinterest para ranquear um pin e vários outras ferramentas e mecanismo de busca.
Existem muitos fatores que definem o ranqueamento de uma página no google.
Mas de maneira geral esses fatores se dividem em 2 grupos: ON PAGE e OFF Page.
ON PAGE.
São fatores de ranqueamento que estão presentes nas suas próprias páginas.
Exemplos:
- Conteúdo;
- Título e meta descrição;
- Imagens;
- Heading tags
- Urls.
OFF PAGE
São elementos de fora da página que mostram se ela é uma referencia.
Exemplo:
- Quantidade de backlinks;
- Diversidade de backlinks
- Sinais sociais
- Busca diretas.
E em meio a tanta concorrência, como deixar minha página sempre em destaque em relação as outras?
Bom, aí a caminhada é longa; existe uma série de fatores, e é nesse momento que o SEO entra em ação, pois um bom ranqueamento gera tráfego e autoridade.
COMO USAR NA PRÁTICA O SEO PARA A MINHA ESTRATÉGIA DE MARKETING?
Depois de entender a importância do SEO, é momento de aprender de forma prática, como otimizar seu conteúdo para o mecanismo de busca e obter o tráfego orgânico, afinal, não é mágica e requer árduo trabalho.
Vamos as dicas:
Primeiro pense: quais resultados eu quero atingir por meio do SEO? Quem desejo alcançar? Como pretendo chegar lá? A partir dai fica mais fácil planejar sua estratégia.
Também lembre-se que os resultados são médio e longo prazo.
- PALAVRA CHAVE: é aquela palavra que motiva a busca. Exemplo ‘’ como pintar o cabelo em casa’’, palavra chave: pintar cabelo em casa, portanto, trabalhe bastante o termo chave dentro do seu conteúdo.
Separe os termos mais utilizados naquela temática e de forma proposital eles devem aparecer várias vezes no conteúdo produzido, de modo a ser uma sugestão ao usuário.
OBS: Palavras de calda longa são mais fáceis de ranquear, tem menos pesquisa mas são menos concorridas.
Uma boa maneira de escolher suas palavras-chaves é usando a ferramenta Ubersuggest, ela é gratuita se não me engano você pode fazer 3 pesquisa por dia se pagar nada.
- VOLUME DA POSTAGEM: aqui não estamos falando do tamanho do texto em si ainda, mas sim da frequência dos conteúdos que você publica, de modo a fidelizar seu público, da qualidade da página no geral, quanto mais boas postagens, maior a chance de estar entre os primeiros colocados.
- TAMANHO DO CONTEÚDO: de um modo geral, conteúdos mais longos tendem a sanar mais as dúvidas de quem está fazendo sua pesquisa pelo simples fato de não precisar abrir vários sites para entender de um mesmo assunto, pois dentro de um só lugar já encontrou tudo o que era necessário.
Sendo assim, tente produzir o material mais completo possível, por outro lado, também não é preciso exagerar na escrita; busque ser objetivo.
- ESCRITA: procure escrever de uma forma que abranja o maior número possível de pessoas. Trabalhe com conteúdos atualizados, que estão na boca da galera, relevantes, com fontes confiáveis e que responda a dor do usuário.
O SEO parte da ideia de que o público que vai até a empresa, e não o contrário disso, como é aplicado por outras estratégias de marketing, por isso, seu conteúdo precisa prender a atenção do navegante.
- LINKAGEM INTERNA: dentro de um texto, busque um gatilho que linke, que tenha conexão com outros assuntos que você tem naquele mesmo blog por exemplo e aproveite para convidar o leitor a visitar outra página, de modo que ele nem perceba.
Esse direcionamento do usuário faz com que ele permaneça na sua página por muito tempo, pois ele acaba um conteúdo e encontra um outro que faz sentido ler, aí nesse material já é guiado a outro, e assim vai criando uma cadeia.
- CONTEÚDO ESCANEÁVEL: trabalhe a escaneabilidade, que é a capacidade do texto de proporcionar ao usuário uma leitura dinâmica.
Um conteúdo escaneável é gostoso de se ler; possui imagens para ilustrar o que está sendo dito, é dividido por títulos e subtítulos, frases curtas e diretas, bullets, letras maiores e menores, destaques, etc.
Dentro desse ponto já podemos ligar com o próximo tópico.
- UX ( USER EXPERIENCE): em português – experiência do usuário. O usuário deve desfrutar da melhor experiência possível no seu site.
Isso é levado em consideração no momento de desenvolver o site, que deve prezar por ser útil, confiável, acessível, desejável, utilizável e valioso.
Dentro dessa experiência, também dê atenção a velocidade de carregamento.
O próprio google já se manifestou nesse sentido, dizendo que a velocidade é sim um fator que interfere no ranqueamento.
Apenas a velocidade em si, não te faz ganhar mais posições, ficar em destaque, contudo, sem uma boa velocidade de carregamento você nunca irá conseguir se destacar.
- URL CONVIDATIVA: a url precisa ser amigável, ou seja, explicar aos potenciais visitantes o que eles irão encontrar.
Exemplo: https://comocortararvorecommotoserra.com.br/terra, bem melhor que https://djjhfdjfdfsl, parece bem mais um vírus não é mesmo?
Trabalhando esse tópicos já é um bom começo para começar a receber mais tráfego orgânico e começar a ranquear no google.
Lembre-se que trabalhar o SEO é uma estratégia de médio a longo prazo manter o foco e a consistência serão de extrema importância até começar a colher os frutos de seu trabalho.
E você já aplica SEO nas suas estratégias de marketing?
Deixe aqui nos comentários
Deixe um comentário